Ao longo de mais de 15 anos de carreira acadêmica, produzi dezenas de artigos e resenhas para publicações de todo o tipo. Conheça alguns deles:

A Arte não pode ser senão expressão de Liberdade

Texto que fala sobre a necessidade da Arte retratar o incômodo ao Homem. A Arte não pode ser senão expressão de Liberdade. Boa reflexão sobre a Censura feita a uma exposição de Arte em setembro de 2017.

Leia na íntegra

Leia Literatura

O texto fala da importância da Literatura como fonte de conhecimento e de expressão genuinamente humana. Quer conhecer o Ser Humano? Leia Literatura!

Leia na íntegra

A Língua Portuguesa no Mercado de Trabalho

O artigo traz reflexão sobre a importância da comunicação oral e escrita segundo a Norma Culta. Um profissional que escreve e fala bem destaca-se no ambiente de trabalho e representa de forma positiva a instituição, agregando valores a ela.

Leia na íntegra

O Negro E A Cultura Afro-Brasileira Em O Presente De Ossanha De Joel Rufino Dos Santos

Artigo sobre o livro "O presente de Ossanha" de Joel Rufino dos Santos. Isso posto, compreende-se que o compromisso do escritor e historiador é imbricar, muitas vezes, Literatura e História e conduzir o leitor a conhecer e refletir sobre certos acontecimentos que foram, durante muitos anos, alijados da História.

Leia na íntegra

DO EU - Resenha sobre o livro "Alameda Santos" de Ivana Arruda Leite

Resenha sobre o livro "Alameda Santos", de Ivana Arruda Leite

Leia na íntegra

Artigo - Biblioteca escolar: ranços e avanços

Artigo sobre Biblioteca Escolar, abordando os entraves, as necessidades e a importância da biblioteca no espaço escolar.

Leia na íntegra

Artigo - Castro Alves como Don Juan

Artigo em que apresento a lírica amorosa do poeta Castro Alves. Este texto é um recorte da minha monografia de final de Curso de Especialização em Literatura Brasileira na Faculdade de Letras - UFRJ. Data original: 2003.

Leia na íntegra

Informática na Educação

Como a Informática e as novas tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula.

Leia na íntegra

A Relação Professor-Aluno

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel do professor do século XXI a partir dos questionamentos: a) a relação professor-aluno; b) a diferença entre educação, ensino, instrução e treinamento a partir dos meios de multimídia e c) a informática na educação e o microcosmos da sala de aula.

Leia na íntegra

Ao longo de mais de 15 anos de carreira acadêmica, concedi entrevistas para diversas publicações sobre temas relacionados à Educação, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Conheça algumas delas:

Conversa Literária

Matéria sobre o projeto "Conversa Literária" idealizado e organizado pela Prof.ª Cintia Barreto no Colégio Estadual André Maurois, no Leblon, Rio de Janeiro. O Projeto consiste em convidar artistas, escritores, especialistas em Literatura para fazerem uma "Roda de Leitura" + um "Bate-papo" com os alunos do Ensino Médio, visando a formação de público leitor e a promoção da leitura.

Leia na íntegra

Motivação na sala de aula na medida certa

Cintia Barreto explica como incentivar o aluno dentro de sala de aula.

Leia na íntegra

Professora publica livro de artigos sobre leitura e culturas afro e indígena

Livro "Diálogos sobre leitura e cultura" oferece um material de nível acadêmico para contribuir com as práticas docentes da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Leia na íntegra

Best Sellers Podem Abrir Caminho Para os Clássicos

Como livros populares podem servir de porta de entrada para o universo da leitura.

Leia na íntegra

Participei de ou publiquei como autora alguns livros. Conheça os principais:

Conversa Literária

Conversa Literária

Editora: Editora Domingo Gonzalez Ano: 2017

Poemas de Castro Alves, Florbela Espanca e Fernando Pessoa. Livro artesanal de incentivo à leitura poética. Venda sob encomenda. R$ 30,00

Em Trânsito

Em Trânsito

Editora: Sinergia Ano: 2014

Quatro contos abrem o livro e inauguram a verve de contista da autora. Os poemas trazem a marca peculiar do humor, do sarcasmo, mas, em alguns textos, é possível perceber uma certa melancolia. Este é seu segundo livro solo.

Espumas Flutuantes

Espumas Flutuantes

Editora: Martin Claret Ano: 2013

Elaboração do Prefácio do livro. Espumas Flutuantes, primeiro livro de poesia de Castro Alves. Em Espumas flutuantes, são encontradas diferentes “faces” do poeta baiano reunidas em versos pelo próprio poeta pouco antes de morrer precocemente aos 24 anos de tuberculose. Publicado em 1870, Espumas flutuantes é um livro que nos conduz ao que há, assim, de variado na produção poética alvesiana. As espumas representam a transitoriedade na qual se encontrava com a proximidade da morte.

Os Escravos

Os Escravos

Editora: Martin Claret Ano: 2013

Elaboração do Prefácio do livro. Os Escravos trata da condição dos negros escravizados no Brasil, mas também de suas impressões sentidas como a saudade, o banzo da terra natal, como se pode ver em “A canção do africano”: “Minha terra é lá bem longe,/Das bandas de onde o sol vem;/Esta terra é mais bonita,/Mas à outra eu quero bem!”

Diálogos sobre Leitura e Cultura

Diálogos sobre Leitura e Cultura

Editora: Multifoco Ano: 2012

Livro de artigos sobre leitura, literatura infantil e juvenil, cultura e educação. Este livro foi organizado por Cintia Barreto, Idemburgo Frazão e Mariangela Almeida.

Entre nós

Entre nós

Editora: Multifoco Ano: 2012

Primeiro livro de poesias da autora. Publicado no dia 26/12/2012, quando Cintia fez 40 anos. O prefácio é do amigo, escritor e historiador Joel Rufino dos Santos. Ganhou prêmio pela SEEDUC-RJ, em 2013. O poeta Thiago de Mello fez um poema para ela, após ler seu livro.

Literatura Infantil e Juvenil na Prática Docente

Literatura Infantil e Juvenil na Prática Docente

Editora: Ao Livro Técnico Ano: 2010

Co-autora. Escrevi o artigo "O Humor na Literatura Infantil" para esta obra. Livro destinado a professores de ensino fundamental e médio com sugestões de atividades de leitura literária. Excelente aporte teórico para trabalhos sobre leitura e literatura infantil e juvenil. Na obra, são encontrados artigos sobre humor, medo, Monteiro Lobato, literatura africana, contos maravilhosos, poesia, entre outros. O livro foi organizado pelas professoras Georgina Martins, Leonor Werneck dos Santos e Rosa Gens.

2555 Dias de Poesia

2555 Dias de Poesia

Editora: Exato Ano: 2005

Coletânea de poesia organizada pelo Grupo Poesia Simplesmente.

Coletânea Terça ConVerso no Café: 1825 dias de poesia

Coletânea Terça ConVerso no Café: 1825 dias de poesia

Editora: Urbana Arte & Comunicação Ano: 2004

Antologia poética organizada pelos poetas cariocas do Grupo Poesia Simplesmente.

A Vida da Palavra

A Vida da Palavra

Editora: ABL - Folha Dirigida Ano: 2003

Fui selecionada para participar do livro de textos de professores da Academia Brasileira de Letras com a Folha Dirigida. O livro publicou os 100 melhores textos.

Coletânea Terça ConVerso no Café - 1095 Dias de Poesia

Coletânea Terça ConVerso no Café - 1095 Dias de Poesia

Editora: Urbana Arte & Comunicação Ano: 2002

Antologia poética organizada pelos poetas cariocas do Grupo Poesia Simplesmente.

Entre em Contato
Cintia Barreto - Doutora em Literatura Brasileira Cintia Barreto