Ao longo de mais de 15 anos de carreira acadêmica, produzi dezenas de artigos e resenhas para publicações de todo o tipo. Conheça alguns deles:
ARTIGO SOBRE O CONTO O COBRADOR DE RUBEM FONSECA
Análise do conto "O Cobrador" de Rubem Fonseca por Cintia Barreto.
INSCRIÇÕES ABERTAS!! PÓS EM LITERATURA BRASILEIRA DE AUTORIA FEMININA - UCAM
Estão abertas as inScrições para a Pós em Literatura Brasileira de Autoria Feminina - UCAM - EAD CAMPUS CENTRO - RJ
O que é Literatura?
A definição aristotélica de que “Literatura é a arte da palavra” há muito nos faz pensar de que “palavra” estamos falando. A quem foi dado o “direito à palavra”? Quando alguém não cumpre o combinado, logo se diz que não é “uma pessoa de palavra” ou, se cumpre, afirma-se de forma contundente “esta tem palavra”. Comumente, ouvimos essas e outras frases sem nos aprofundarmos nos vários significados e representações sociais que o termo “palavra” exprime, inclusive, na literatura.
COMO PLANEJAR AULAS CRIATIVAS - CINTIA BARRETO
A professora Doutora Cintia Barreto fala sobre como planejar aulas criativas por meio de metodologias ativas e interdisciplinaridades.
CONVERSA LITERÁRIA COM CLARICE LISPECTOR
Lendo a crônica da Clarice Lispector "Máquina Escrevendo" (29/05/1971) é como se estivéssemos as duas a conversar frente a frente, sentadas à beira da cama como duas amigas a trocar impressões sobre a Vida.
ROTEIRO DE VIDAS SECAS
Roteiro de leitura e atividades a partir do livro Vidas secas de Graciliano Ramos. Série indicada: 9º ano Elaborado pela Professora Cintia Barreto
UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO DISCURSO EM QUASE DE VERDADE DE CLARICE LISPECTOR
Artigo de Cintia Barreto Considerada, por muitos críticos, escritora hermética, Clarice Lispector é dona de uma escrita singular que revoluciona a literatura de 45. Insere-se no mercado editorial, com uma escrita intimista e psicanalítica.
"A questão não é receber boas cartas, mas usar bem as que lhe foram dadas"
"A vida é difícil para todos nós. Saber disso nos ajuda porque nos poupa da autopiedade..."
INSCRIÇÕES ABERTAS! Pós-graduação em Literatura Brasileira de Autoria Feminina
PÓS EM LITERATURA BRASILEIRA DE AUTORIA FEMININA COORDENAÇÃO: Profª. Drª CINTIA BARRETO INÍCIO PREVISTO: ABRIL 2020 DIA: SÁBADOS (SEMANAL) HORÁRIO: 8h às 16h PROGRAMA DO CURSO - CARGA HORÁRIA: 392 H
INSCRIÇÕES ABERTAS! Pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil
Coordenação: Cintia Barreto Taxa de matrícula: R$ 50,00 e garanta sua vaga na nova turma Início previsto para março de 2020 (sujeito à formação de turma) Campus Centro Rua da Assembleia, 10. Centro (em frente à Praça XV)
MÃE
Eu queria dizer muita coisa, mas me faltam palavras. O que sinto poeta algum conseguirá expressar. Esta Moça linda nunca me saiu da cabeça. De pequena, te admirava a beleza, encantada. Eu era sua fã! Depois fiquei rebelde, revoltada com as porradas do destino, com sua doença. Nunca soube lidar. Adoeci um pouco também. Mas fomos (e seremos pra sempre) unidas pelo Amor de Mãe e Filha. \'Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".
A POESIA INFANTOJUVENIL BRASILEIRA ESCRITA POR MULHERES: DE LÁ PRA CÁ
A voz feminina, historicamente sufocada, encontrou, na poesia anterior ao século passado, dificuldade de reverberação. Basta recordarmos as cantigas de amigo, produzidas por vozes masculinas na representação dos desejos femininos. Se escrever poesia para um público adulto era incomum nessa época para uma mulher, no início do século XX, mulheres encontraram espaço, principalmente, na escola e nos lares, para divulgarem seus poemas num mundo marcadamente masculino. A poesia produzida para crianças no Brasil surge nessa época com caráter pedagógico e aparece no espaço escolar com a obra Poesias Infantis (1904) de Olavo Bilac. Esses poemas versavam sobre a pátria, a família, o bom comportamento e os valores morais. A paulista e professora, Francisca Júlia, em 1912, com a publicação de Alma Infantil, reforça os ideais moralizantes do poeta parnasiano e instaura a poesia de autoria feminina.
A ESCOLA E A CONTEMPORANEIDADE: UTOPIAS E DISTOPIAS DA EDUCAÇÃO (Parte 1) - CINTIA BARRETO
Pensar a escola hoje é estar diante de uma série de distopias que marcam o espaço de aprendizado, como a “evasão escolar”. Comumente, atrela-se a “evasão” a um movimento realizado pelo estudante frente a dificuldades internas e externas, mas é preciso estar atento a outro movimento: a “evasão docente”. A escola contemporânea é atrativa para quem? O que mudar e o que manter num espaço que, muitas vezes, coloca para fora os protagonistas do processo de aprendizagem?
CONSULTORIA LITERÁRIA e PALESTRAS
Consultoria literária - leitura de originais, edição, comentários, elaboração de prefácio, resenhas, artigos. Orientação e aulas de escrita criativa nos modos presencial e ead. Palestras - palestras, oficinas, worshops, aulas, cursos e mini cursos sobre os temas: Literatura Brasileira, Literatura Brasileira de Autoria Feminina, O Humor na Literatura de Autoria Feminina, O Humor na LIJ, A Poesia para Crianças e Jovens, Mediação de Leitura Literária, Literatura Infantil e Juvenil, Práticas Literárias dentro e fora do Espaço Escolar, Formação de Professores de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Formação de Agentes de Leitura, Formação de Leitores...
BIENAL DO LIVRO DO CEARÁ 2019
Lançamento do livro "MAR EM MIM" e participação em mesas-redondas, mediações e oficinas na Bienal do Livro do Ceará (Salvador) - 2019
CURSO ESCRITA CRIATIVA na CIDADE DAS ARTES - AGOSTO
Coordenação: Cintia Barreto Local: Sala de Leitura - CIDADE DAS ARTES Dias: terças e quintas Horários: 9h às 13h / 14h às 18h (duas opções de turmas) Dias: 06 a 29 de agosto de 2019 Carga horária: 16h Investimento: R$ 200,00 Mínimo de alunos: 8
CONTOS DE ACUMULAÇÃO E REPETIÇÃO
Nestas histórias, "Contos de Acumulação", a repetição ou o acúmulo divertem as crianças. É geralmente uma leitura fácil e há uma situação ou uma frase que se repete ao longo da história. A leitura vira uma brincadeira em que todos participam. Narrativas acumulativas fazem parte da tradição oral e surgem em histórias populares de várias partes do mundo, em diferentes culturas. O Brasil herdou esta modalidade de Portugal onde era muito comum. Estas narrativas também são conhecidas como lengalengas, contos de encadear, parlendas ou giros.
INSCRIÇÕES ABERTAS! Pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil
SEJA ESPECIALISTA EM LITERATURA INFANTIL E JUVENIL! Inscrições: professora@cintiabarreto.com.br
Poema IMPERATIVO
Meu poema \'Imperativo\'está no livro Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira de 2015.
INSCRIÇÕES ABERTAS! Pós-graduação em Literatura Infantil e Juvenil
Não perca mais tempo! Especialize-se!
Produção Textual - Intensivo de Férias
Aulas individuais, ou em grupos, de produção textual para escrever melhor textos profissionais, concursos e para provas de mestrado.
Como se faz uma RESENHA CRÍTICA
Passo a passo de como se escreve uma resenha crítica para uma revista, blog, site e um jornal.
Dois Rios em um Mar
Resenha do livro Dois rios (2011), segundo romance de Tatiana Salem Levy que estreou na literatura com A chave de casa (2008), ganhador do Prêmio São Paulo de Literatura e finalista dos prêmios Jabuti e Zaffari & Bourbon de Literatura.
O Ensino da Língua Portuguesa - O Ato de Escrever
Artigo sobre o ensino de Língua Portuguesa. Data de origem: 2004.
A Arte não pode ser senão expressão de Liberdade
Texto que fala sobre a necessidade da Arte retratar o incômodo ao Homem. A Arte não pode ser senão expressão de Liberdade. Boa reflexão sobre a Censura feita a uma exposição de Arte em setembro de 2017.
Leia Literatura
O texto fala da importância da Literatura como fonte de conhecimento e de expressão genuinamente humana. Quer conhecer o Ser Humano? Leia Literatura!
A Língua Portuguesa no Mercado de Trabalho
O artigo traz reflexão sobre a importância da comunicação oral e escrita segundo a Norma Culta. Um profissional que escreve e fala bem destaca-se no ambiente de trabalho e representa de forma positiva a instituição, agregando valores a ela.
O Negro E A Cultura Afro-Brasileira Em O Presente De Ossanha De Joel Rufino Dos Santos
Artigo sobre o livro "O presente de Ossanha" de Joel Rufino dos Santos. Isso posto, compreende-se que o compromisso do escritor e historiador é imbricar, muitas vezes, Literatura e História e conduzir o leitor a conhecer e refletir sobre certos acontecimentos que foram, durante muitos anos, alijados da História.
DO EU - Resenha sobre o livro "Alameda Santos" de Ivana Arruda Leite
Resenha sobre o livro "Alameda Santos", de Ivana Arruda Leite
Artigo - Biblioteca escolar: ranços e avanços
Artigo sobre Biblioteca Escolar, abordando os entraves, as necessidades e a importância da biblioteca no espaço escolar.
Artigo - Castro Alves como Don Juan
Artigo em que apresento a lírica amorosa do poeta Castro Alves. Este texto é um recorte da minha monografia de final de Curso de Especialização em Literatura Brasileira na Faculdade de Letras - UFRJ. Data original: 2003.
Informática na Educação
Como a Informática e as novas tecnologias podem ser utilizadas em sala de aula.
A Relação Professor-Aluno
Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o papel do professor do século XXI a partir dos questionamentos: a) a relação professor-aluno; b) a diferença entre educação, ensino, instrução e treinamento a partir dos meios de multimídia e c) a informática na educação e o microcosmos da sala de aula.
Ao longo de mais de 15 anos de carreira acadêmica, concedi entrevistas para diversas publicações sobre temas relacionados à Educação, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Conheça algumas delas:
A MAGIA DAS FLORES PARA UMA CRIANÇA
\'Flor\', de Cintia Barreto, expõe um universo de cores e sentimentos a partir da visão de uma menina. Uma ode à natureza, à vida simples e familiar, em um mundo de esperança.
Cintia Barreto, literatura se ensina? por Heloísa Iaconis
“A literatura, definitivamente, não é só fruição, quando apresentada no espaço escolar”, salienta a educadora.
CONVERSA LITERÁRIA - Entrevista para o BRmais - Alemanha
CONVERSA LITERÁRIA - Entrevista para o BRmais - Alemanha concedida à Fernanda Krüger, Idealizadora e fundadora do br+ Foco no lado positivo do Brasil!© e da iniciativa pioneira BRmais e o Português como Língua de Herança no Ensino Globalizado©. É também cofundadora do programa de leitura em língua portuguesa Encontros de Leitura/ Portugiesischer Vorlesetreff, na Biblioteca Infantojuvenil de Frankfurt e criadora do selo editorial Papagaios pelo Mundo®.
Você quer fazer uma criança gostar de ler? GAZETA DO POVO
Entrevista de Cintia Barreto concedida ao Jornal Gazeta do Povo em 2015.
Livros clássicos sobre mulheres inspiram gerações e seguem entre mais vendidos
Livros clássicos sobre mulheres inspiram gerações e seguem entre mais vendidos - CNN Brasil 07-03-2021
Literatura em alta: evento reúne especialistas em educação e livros
Acontece nesse sábado (8) o seminário "Educação literária", na Universidade Cândido Mendes Por Thiago Gomide Publicado às 04h10 de 07/02/2020
Seminário Literatura de Autoria Feminina celebra o Centenário de Clarice Lispector
“A contribuição das mulheres para a literatura é gigante e valiosíssima. Durante esses anos, tenho me desdobrado para promover encontros em que a arte, a educação, o livro, o escritor e o leitor são as estrelas, como forma de estimular e empoderar nossos autores e a cultura nacional. Essa pós-graduação voltada para a Literatura Brasileira de Autoria Feminina é uma conquista para todas nós, mulheres, brasileiras, escritoras e artistas”, destacou Cintia Barreto.
Seminário de literatura homenageia Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector
O evento também marca o lançamento da primeira turma de Pós-Graduação em Literatura Brasileira de Autoria Feminina, na Universidade Cândido Mendes. O projeto também é coordenado por Cintia Barreto, que tem suas pesquisas de Mestrado e Doutorado nesta área.
Poesia para ler, aprender, exercitar e viver dentro da sala de aula
Poesia para ler, aprender, exercitar e viver dentro da sala de aula 31 de outubro de 2019 | Entrevistas Conexão Escolas - TV ESCOLA
Colocar um profissional só para fiscalizar a biblioteca
O objetivo é formar leitores e incentivar os alunos a entrar em contato com diferentes portadores, estudar, pesquisar e debater o que foi aprendido", diz Cíntia Barreto...
MAR EM MIM UMA PEPITA NO GARIMPO DA FLIP 2019
Professora de Português e coordenadora de Pós na UCAM-RJ, Cíntia Barreto umedece nossos olhos com as metáforas de “Mar em mim”
Entrevista para a CBN - Curadoria FLIPA 2017
Cintia Barreto, curadora da Flipa, conversou com Isabele Rangel no CBN Rio.
Em escola vizinha à Rocinha, poesia combate desesperança
Versos de alunos do Colégio Estadual André Maurois viram livro em tom de desabafo.
Conversa Literária
Matéria sobre o projeto "Conversa Literária" idealizado e organizado pela Prof.ª Cintia Barreto no Colégio Estadual André Maurois, no Leblon, Rio de Janeiro. O Projeto consiste em convidar artistas, escritores, especialistas em Literatura para fazerem uma "Roda de Leitura" + um "Bate-papo" com os alunos do Ensino Médio, visando a formação de público leitor e a promoção da leitura.
Motivação na sala de aula na medida certa
Cintia Barreto explica como incentivar o aluno dentro de sala de aula.
Professora publica livro de artigos sobre leitura e culturas afro e indígena
Livro "Diálogos sobre leitura e cultura" oferece um material de nível acadêmico para contribuir com as práticas docentes da Educação Infantil ao Ensino Superior.
Best Sellers Podem Abrir Caminho Para os Clássicos
Como livros populares podem servir de porta de entrada para o universo da leitura.
Participei de ou publiquei como autora alguns livros. Conheça os principais:

LIA NA BIBLIOTECA
Editora: Pingo de Luz Ano: 2023Buscando um livro, Lia vive uma incrível aventura na biblioteca escolar. Lá descobre palavras novas, encontra personagens, histórias.

FALA, MENINA!
Editora: Oficina Raquel Ano: 2023Fala, menina!

FLOR
Editora: Berthrand Brasil Ano: 2022"Flor" escrito por Cintia Barreto e ilustrado por André Flauzino. Uma história repleta de afetos, flores, família, artes plásticas e superação. Cintia nos lembra que sempre é tempo de florescer.

GOSTO DE POESIA
Editora: Paulinas Brasil Ano: 2021Poesia para crianças. 20 poemas de Cintia Barreto e ilustrações de Camilo Martins. Livro lúdico, poético, sinestésico. Brinca com as palavras, imagens e sons, aguçando a criatividade das crianças para criarem, após a leitura da obra, seus próprios poemas.

LITERATURA INFANTIL E JUVENIL - APRENDIZAGEM E CRIAÇÃO
Editora: Semente Editorial Ano: 2021COLEÇÃO EDUCAÇÃO LITERÁRIA idealizada e coordenada por Cintia Barreto para a Semente Editorial. Autores: Alexandre de Castro Gomes, Camilo Martins, Leo Cunha, Celso Sisto e Cintia Barreto.

LIA LIA
Editora: Semente Ano: 2020Metalivro com texto de Cintia Barreto e ilustrações de Camilo Martins É um livro que coloca no colo a leitura literária, mostrando o fascínio da menina Lia pela leitura.

Mar em Mim
Editora: Semente Ano: 2019Mar em Mim nasce de um poema de Cintia Barreto ilustrado por Camilo Martins. Trata-se de um livro-objeto em que as páginas transformam-se em ondas por entre as quais o leitor navega por palavras, ritmos, imagens e sentimentos, oferecendo tanto a experiência intensa de um instante, quanto sua duração no tempo e no espaço desdobrado na imensidão do mar. O livro oferece uma rica experiência estética e poética. Lançado pela Semente Editorial para crianças de todas as idades.

OFÍCIO
Editora: Artesanal Ano: 2017Terceiro livro de poesia de Cintia Barreto e é muito especial. Foi produzido pelo amigo e escritor Domingo Gonzalez, numa caprichosa e impecável tiragem artesanal. O prefácio também é assinado por ele.

Sylvia Orthof - um ramalhete de histórias
Editora: Bambolê Ano: 2017Organização: Cristina Villaça e José Prado Artigos: Antonella Catinari, Cintia Barreto, Cristina Villaça, José Prado, Leo Cunha, Luiz Raul Machado, Ricardo Benevides. Depoimentos, homenagens: Fernando Vianna, Flávia Savary, Hellenice Ferreira, Marco Aurêh, Rosa Amanda Strausz, Stella Maris Rezende, Zé Zuca Prefácio: Ana Brandão Orelha: Marta Lagarta Páginas: 224 Formato: 15,2 x 23 cm Editora: Bambolê ISBN: 978-85-69470-27-4

Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira - teoria e prática
Editora: Letra Capital Ano: 2015Livro de ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira que utiliza meu poema

Em Trânsito
Editora: Sinergia Ano: 2014Quatro contos abrem o livro e inauguram a verve de contista da autora. Os poemas trazem a marca peculiar do humor, do sarcasmo, mas, em alguns textos, é possível perceber uma certa melancolia. Este é seu segundo livro solo.

Os Escravos
Editora: Martin Claret Ano: 2013Elaboração do Prefácio do livro. Os Escravos trata da condição dos negros escravizados no Brasil, mas também de suas impressões sentidas como a saudade, o banzo da terra natal, como se pode ver em “A canção do africano”: “Minha terra é lá bem longe,/Das bandas de onde o sol vem;/Esta terra é mais bonita,/Mas à outra eu quero bem!”

Espumas Flutuantes
Editora: Martin Claret Ano: 2013Elaboração do Prefácio do livro. Espumas Flutuantes, primeiro livro de poesia de Castro Alves. Em Espumas flutuantes, são encontradas diferentes “faces” do poeta baiano reunidas em versos pelo próprio poeta pouco antes de morrer precocemente aos 24 anos de tuberculose. Publicado em 1870, Espumas flutuantes é um livro que nos conduz ao que há, assim, de variado na produção poética alvesiana. As espumas representam a transitoriedade na qual se encontrava com a proximidade da morte.

Diálogos sobre Leitura e Cultura
Editora: Multifoco Ano: 2012Livro de artigos sobre leitura, literatura infantil e juvenil, cultura e educação. Este livro foi organizado por Cintia Barreto, Idemburgo Frazão e Mariangela Almeida.

Entre nós
Editora: Multifoco Ano: 2012Primeiro livro de poesias da autora. Publicado no dia 26/12/2012, quando Cintia fez 40 anos. O prefácio é do amigo, escritor e historiador Joel Rufino dos Santos. Ganhou prêmio pela SEEDUC-RJ, em 2013. O poeta Thiago de Mello fez um poema para ela, após ler seu livro.

Literatura Infantil e Juvenil na Prática Docente
Editora: Ao Livro Técnico Ano: 2010Co-autora. Escrevi o artigo "O Humor na Literatura Infantil" para esta obra. Livro destinado a professores de ensino fundamental e médio com sugestões de atividades de leitura literária. Excelente aporte teórico para trabalhos sobre leitura e literatura infantil e juvenil. Na obra, são encontrados artigos sobre humor, medo, Monteiro Lobato, literatura africana, contos maravilhosos, poesia, entre outros. O livro foi organizado pelas professoras Georgina Martins, Leonor Werneck dos Santos e Rosa Gens.

2555 Dias de Poesia
Editora: Exato Ano: 2005Coletânea de poesia organizada pelo Grupo Poesia Simplesmente.

Coletânea Terça ConVerso no Café: 1825 dias de poesia
Editora: Urbana Arte & Comunicação Ano: 2004Antologia poética organizada pelos poetas cariocas do Grupo Poesia Simplesmente.

A Vida da Palavra
Editora: ABL - Folha Dirigida Ano: 2003Fui selecionada para participar do livro de textos de professores da Academia Brasileira de Letras com a Folha Dirigida. O livro publicou os 100 melhores textos.

Coletânea Terça ConVerso no Café - 1095 Dias de Poesia
Editora: Urbana Arte & Comunicação Ano: 2002Antologia poética organizada pelos poetas cariocas do Grupo Poesia Simplesmente.
e-mail: professora@cintiabarreto.com.br
telefone: (21) 989856232
Instagram: cintiabarreto.oficial