Artigo: CURSO ESCRITA CRIATIVA na CIDADE DAS ARTES - AGOSTO

Publicado originalmente em

http://cidadedasartes.rio.rj.gov.br/programacao/interna/1081

O Curso é composto por um Corpo Docente experiente, com reconhecimento profissional em suas áreas de atuação e objetiva
promover a produção de textos literários, a fim de levar os alunos a desenvolverem, por meio da criatividade, a escrita autoral.
 
 
Público-alvo: escritores, educadores, bibliotecários, atores, dramaturgos, jornalistas, contadores de histórias, agentes de leitura, editores, divulgadores, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, pediatras e pessoas interessadas em exercitar escrita criativa.
 
 
CRONOGRAMA
 
06 e 08/08 – ALEXANDRE DAMASCENA – DO LITERÁRIO AO TEATRAL
 
13 e 15/08 - MARÍLIA PIRILLO - LEITURA E ESCRITA DE IMAGENS
 
20 E 22/08 – ROSA AMANDA STRAUSZ – DE ONDE VÊM AS IDEIAS?
 
27 E 29/08 – CINTIA BARRETO - A POÉTICA DO EU
 

ALEXANDRE DAMASCENA - Doutorando em Literatura Brasileira pela UFRJ. Membro-fundador do Projeto Reperiferia. Diretor da CIA do Invisível, grupo teatral da periferia do Rio de Janeiro, que procura mesclar artes visuais, performances, intervenções, e filosofia periférica. Ator formado pela Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna. Com diversos trabalhos na TV como ator, atuou na minissérie da Rede Globo "Gabriela" (2012) como o jagunço do Coronel Coriolano (personagem). Fez duas participações no programa "A Grande Família" em 2008 e 2009. Em 2014, atuou na novela "Além do Horizonte".

CINTIA BARRETO  - Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ. Coordenadora da Pós-Graduação em Literatura Infantil e Juvenil na Universidade Candido Mendes – UCAM - Campus Centro. Leciona no Colégio Estadual André Maurois, onde é Curadora da FLAM (Festa Literária do André Maurois), do Poetas do Maurois e da Conversa Literária. Co-autora do livro Literatura infantil e juvenil na prática docente (Ed. Ao Livro Técnico). Idealizadora e Curadora da Conversa Literária, Projeto de promoção de leitura literária que acontece em diferentes espaços culturais e Festas Literárias. Ministra Cursos, Oficinas e Palestras de Literatura Brasileira sobre Literatura Infantil e Juvenil, Contemporânea, de Autoria Feminina e Humor. Lança seu primeiro livro para crianças, Mar em mim, com ilustrações do Camilo Martins, em 2019, pela Semente Editorial.

MARILIA PIRILLO  - Gaúcha de Porto Alegre. Formada em Publicidade e Propaganda, começou a carreira trabalhando com projeto gráfico, editoração e ilustração publicitária e editorial. Seus primeiros trabalhos de ilustração foram para revistas de atividades para crianças. Em 1995, ilustrou seus primeiros livros de literatura e não parou mais. Em 2004, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde reside, e passou a se dedicar exclusivamente à criação de textos e imagens para livros voltados às crianças e aos jovens leitores. Estudou pintura, aquarela, acrílica e, em 2007, fez dois cursos de aperfeiçoamento em ilustração infantil em Sármede, na Itália. Durante os anos de 2010 e 2011 coordenou os encontros da “Confraria Reinações Carioca”, grupo de leitura e discussão de livros de literatura para crianças e jovens. E, durante o ano de 2014, foi responsável pelos encontros do “Sopa de Letrinhas”, grupo de leitura e discussão sobre a obra de importantes autores nacionais de literatura para crianças e jovens, com encontros mensais em três bibliotecas municipais do Rio de Janeiro. Tem mais de 50 livros publicados com suas ilustrações e dez títulos como escritora.

 

ROSA AMANDA STRAUSZ - Escritora carioca com cerca de 30 livros publicados, entre infantis e juvenis, biografias e outros gêneros. Ganhou importantes Prêmios Literários como o Prêmio Jabuti de Literatura. Suas obras foram traduzidas em países da Ásia, Europa e América Latina e tiveram adaptações para cinema e TV. Uma de suas grandes obras, Uólace e João Victor foi adaptada para a TV dentro da série “Cidade dos Homens”, na Rede Globo, e dirigida pelo cineasta Fernando Meirelles. 

Entre em Contato
Cintia Barreto - Doutora em Literatura Brasileira Cintia Barreto