Entrevista: Seminário de literatura homenageia Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector

Publicado originalmente em

https://eurio.com.br/noticia/12266/seminario-de-literatura-homenageia-carolina-maria-de-jesus-e-clarice-lispector.html

o próximo dia 14 de março, acontece o Seminário Literatura de Autoria Feminina. O evento acontecerá no Centro do Rio e é promovido pela professora, escritora, consultora, pesquisadora, palestrante, coordenadora e curadora de eventos literários, Cintia Barreto, que vem aquecendo a economia criativa e o cenário literário da cidade, por meio de seus projetos de incentivo e promoção de leitura, entre eles, o consagrado Conversa Literária.

O evento também marca o lançamento da primeira turma de Pós-Graduação em Literatura Brasileira de Autoria Feminina, na Universidade Cândido Mendes. O projeto também é coordenado por Cíntia Barreto, que tem suas pesquisas de Mestrado e Doutorado nesta área.A escritora Eliana Alves Cruz, uma das participantes do Seminário, falou sobre a relevância da obra de Carolina Maria para o cenário literário feminino.


"Carolina Maria de Jesus nos deu a ousadia do sonho. Ela e sua coragem em ocupar um lugar inusitado para uma mulher como ela naquela época, funcionaram como uma chave que abriu as portas da literatura para todas nós, mulheres negras", afirmou.
Quem também participa do evento é a renomada escritora, Marina Colasanti. Ela destacou a importância do legado de Clarice em nível mundial.

"Clarice Lispector é a representante máxima da literatura de autoria feminina brasileira no mundo. Ela vinga tantas mulheres escritoras que passaram despercebidas pela crítica, preteridas por autores homens que, por vezes, não tinham o mesmo talento delas. Clarice é a voz que se alça para gritar, alto e bom som: prestem atenção nas escritoras!", disse Marina.

A atividade ainda vai contar com mesas de debates, feira do livro, exibição de curta-metragem e de uma atração musical e cênica. As Editoras Rocco e Malê representantes das escritoras homenageadas, estarão presentes, distribuindo brindes para o público. Além das Editoras Autêntica e Oficina Raquel, que também levarão surpresas para os participantes. Para maiores informações e inscrições, acesse o link: https://bit.ly/2SOv3jM

Vale relembrar que o encontro é das 10h às 17h, no auditório da Universidade Cândido Mendes, na Rua da Assembléia, N° 10, no Centro do Rio.

A seguir, confira a programação completa:

9h – Abertura da Feira do Livro com livros da CLARICE LISPECTOR e café da
manhã

10h às 13h - Centenário Clarice Lispector

Mesa 1

 

Marina Colasanti, Nicole Algranti, Anélia Pietrani e Ana Claudia Abrantes.

Pedro Vasquez, editor da Rocco, estará presente falando sobre o projeto de reedição de toda obra de Clarice.

Exibição do curta "O OVO": filme curta metragem preto e branco, de Nicole Algranti. Texto de Clarice Lispector

14h às 17h - Homenagem à Carolina de Jesus

Mesa 2

Eliana Alves Cruz, Simone Ricco, Jorge Marques e Tom Farias.

Intervenção Musical

Márcio Januário e Vitor Trope.
Intervenção Cênica:
Talita Leonelli e Virgínia Morais.
Participação Especial: Lucas Coelho

 

Entre em Contato
Cintia Barreto - Doutora em Literatura Brasileira Cintia Barreto